terça-feira, 11 de dezembro de 2007

ABD e Programadora Brasil realizam convênio no Festival de Cinema de Brasília

A direção da ABD Nacional aprovou uma proposta de parceria com a Programadora Brasil para indicar títulos de filmes para compor o acervo da programadora. Os cineastas brasileiros de curta-metragens poderão ter seus curtas veiculados oficialmente com algum retorno financeiro. Segundo a presidente da ABD Nacional, Solange Lima, sua gestão está voltada para o efetivo exercício de uma relação forte entre a produção, a exibição e a distribuição dos filmes produzidos no Brasil. “Fazemos filmes para serem vistos, e acreditamos que o circuito alternativo é o maior nicho para a distribuição e visibilidade dos nossos filmes, também com remuneração.”

O coordenador da Programadora Brasil, Frederico Cardoso, vê na ABD um grande canal de referencia para a aquisição de títulos para um acervo vivo e nacional, já que as ABDs existes nos 26 estados brasileiros e DF. Solange Lima pensa em se unir a Programadora Brasil para tentar também um mercado externo, a exemplo das feiras internacionais que o DOC TV já participa.

A parceria proposta pela Programadora Brasil à ABD Nacional, solicita indicação de títulos de realizadores associados com o intuito de serem submetidos a análise e assim possibilitar aos então selecionados, a integração ao catálogo da Programadora, gerando maior visibilidade à produção audiovisual Nacional.

ABD e TV Brasil buscam parceria

Os membros da diretoria da ABD Nacional realizaram uma reunião com o coordenador do DEPAC - Departamento de Comunicação Participativa e Colaborativa da TV Brasil / EBC, Adriano de Angelis.O intuito foi iniciar uma discussão sobre a inclusão da produção áudio-visual e o realizador independente na grade da nova TV Pública de maneira efetiva.


Na ocasião foram apresentadas à emissora, três propostas da diretoria, que serão encaminhadas para análise. Essas propostas são: compra de documentários para veiculação, criação de um convênio para exibição de Curtas na TV, e a possibilidade de um programa produzido em rede, de forma colaborativa, pelas ABD's regionais.


De Angelis adiantou que a ABD Nacional já podia comunicar seus associadas da importância da participação das 27 ABDs estaduais no jornalismo da nova TV, especialmente produzindo para o quadro "UM OUTRO OLHAR - Jornalismo Participativo", que será veiculado no novo telejornal da emissora. Além disso, destacou ainda que o espaço aberto para contribuições jornalísticas pode se dar por meio de informações, imagens, entrevistas e matérias disponibilizadas pelos associados de cada um dos 27 estados brasileiros.

Presidente da ABD agradece acolhida do Festival de Brasília

A Presidente da ABD Nacional, Solange Lima, agradeceu ao coordenador do 40º Festival de Brasília, Fernando Adolfo, a viabilização do primeiro encontro da Diretoria eleita em agosto de 2007. A presidente acredita que, agora que esta consolidada a presença da ABD em todo o território nacional, se faz necessário uma parceria conveniada com Fórum dos Festivais para que reuniões estratégicas, como da Diretoria da ABD Nacional ou com as ABDs Regionais, possam acontecer com regularidade.

A ABD é uma associação que foi criada no período da Ditadura com o intuito de defender os cineastas e as políticas culturais que envolvem o Cinema Nacional e continua defendendo a criação de políticas publicas que venha atender a todos seguimentos do audiovisual.

Com apoio de alguns festivais a ABD já vem realizando encontros regionais para traçar políticas para o audiovisual nas diversas regiões do Brasil. O Festival de Manaus recebeu as 07 ABDs dos 07 estados da região Norte, onde vários encontros, inclusive com grandes empresas que já pensam e investir no audiovisual, foram efetivados. A reunião com as nove ABDs dos 09 estados do Nordeste, como também as 05 ABDs dos 5 estados do Centro-oeste foi realizada no festival de Cuiabá. Assim, os festivais em parceria com as ABDs, fazem o papel da integração nacional, se abrindo para, além de exibir filmes discutir políticas para o desenvolvimento do audiovisual no nosso Pais.

A intenção da Presidente é dar a ABD maior visibilidade, através das políticas que são traçadas por esta entidade e para isso acredita que a Marca da ABD deve está atrelada aos festivais. Esses, por sua vez, viabilizando os encontros, proporciona a ABD o enriquecimento dos debates. Para tanto a presidente da ABD Nacional, encarregou o diretor de comunicação social da entidade, Cândido Alberto da Fonseca, a preparar eventos de lançamento para os festivais, além de instituir o prêmio anual da ABD nacional aos destaques do ano que serão entregues nos festivais que efetivarem a parceria com a ABD. É intenção da ABD Nacional ter estandes nos festivais para que posso ser vendido filmes brasileiros por região.