quinta-feira, 29 de novembro de 2007

ENCONTRO DA NOVA DIRETORIA ABD NACIONAL

por Afonso Galindo e Diana Gaúna

A nova diretoria da ABD Nacional (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas) realizou seu primeiro encontro em Brasília. O evento teve como finalidade principal definir as diretrizes da nova diretoria para o biênio 2008/2009 da Nacional.

Foram tratados diversos temas de relevância como o Encontro das ABD’s Estaduais, o qual está sendo programado para janeiro de 2008, em local a ser confirmado. Foi encaminhado também uma prévia do relatório da situação dos NPD’s (Núcleos de Produção Digital), existentes em diversos Estados do Brasil, visando identificar possíveis problemas e indicar soluções que beneficiem estes importantes espaços voltados ao realizador brasileiro independente.

Discutiu-se ainda a necessidade da formação de uma rede de integração de todas as ABD’s Estaduais, visando o fortalecimento da entidade como um todo, propondo a formatação de projetos que visem à comunicação entre as 27 unidades Estaduais que compõem a ABD Nacional, com prazo de fechamento estimado até o mês de janeiro de 2008. Também foi votada e aprovada a parceria proposta pela Programadora Brasil à ABD Nacional, solicitando indicação de títulos de realizadores associados com o intuito de serem submetidos a análise e assim possibilitar aos selecionados a integração ao catálogo da Programadora, gerando maior visibilidade à produção audiovisual Nacional.